quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Divagação Humorística 6 - "Você está bem?"

O exame correu muito bem já agora, obrigado pela preocupação.

Hoje venho falar não de coisas irritantes, mas daquelas que provocam agonia mental. Existem várias, vocês sabem bem disso, como o Sócrates por exemplo, mas eu vou falar apenas sobre algumas com que me tenho deparado ao longo da vida, desta vez, são as pessoas que em situações variadas usam perguntas num timing perfeito ( Perfeito? Quase que sim.)

Número 1 - Pessoas que perguntam "você está bem?" quando acabaram de evitar que alguém se magoasse.

O exemplo que criei foi este: Uma senhora idosa, (chamemos-lhe Dona Irene) ia  a atravessar a estrada, um "pópó" vem lançado na direcção dela e alguém (chamemos-lhe Arménio Carlos) a puxa para o passeio sem o veículo ( chamemos-lhe "pópó" outra vez que é mais fishe) lhe tocar. O herói Arménio Carlos em questão pergunta:" você está bem?" Isto é como perguntar "se tem sede" a alguém que acabou de beber água. Então salvaste-a e achas que ela está mal? Oh Arménio, sinceramente. Quanto a vós não sei, mas tenho uma vaga ideia que ela estaria pior se tivesse no meio da estrada.

Número 2 - Pessoas que perguntam "você está bem?" quando NÃO evitaram que alguém se magoassse.

Pronto, aqui já não é vaga ideia, ela estava mesmo pior na estrada. A mesma D.Irene - o  mesmo "pópó" - o mesmo Arménio Carlos, só que desta vez não foi herói. Pois é com muita pena minha que vos digo que a Dona Irene levou uma trancada nas pernas que nem é bom. Caiu estonteada no chão e para melhorar as coisas, sabem que mais? Do joelho para baixo já não havia Irene. O Arménio Carlos chega a beira dela, grita bem alto:" AI MEU DEUS ACUDAM! D.Irene! D.Irene! Acorde! Você está bem ?!". Esta aqui era só à lambada. Primeiro ela estava K.O., não percebo porque tentou ele sequer falar para ela. Segundo, ela levou com um carro, parece-te bem? Terá sido, mais coisa menos coisa, como aqui em baixo demonstrado:

"Ah, não,está tudo bem, ela está só a verificar o motor da carrinha azul, está tudo altamente!"
(Gostei da tranquilidade do condutor-agressor, lá tinha Via Verde e pensou que podia fazer aquilo, sempr'andar!)

Para quem não entendeu, a D.Irene senão foi, esteve pertinho de ir ter com o Senhor e enquanto ia a meio do caminho, ouviu uma voz.. longínqua.. a dizer.. "Você está bem?" Até ela ficou indignada. Isto é uma realidade, não é só o Arménio Carlos,quando alguém se magoa fazem mesmo esta pergunta. Sem lógica. Aposto que quando a D.Irene acordou do coma disse:" Onde está aquele tratante?!", ao que o médico respondeu:" Calma D.Irene, ainda não sabemos quem é o condutor que a atropelou.", ao que ela exclamou: " Mas não é desse que estou a falar! É do Arménio!" 

1 comentário:

  1. Escandaloso... É tão escandaloso que dá vontade de rir... De nervos! Aquela senhora devia ir presa!

    ResponderEliminar